Blog

Saiba como fazer um plano de marketing em 8 passos

Publicado em 18/08/2016 às 23h59

Diego Carmona, especialista em Marketing Digital.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, planejar é uma ação indispensável na elaboração de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. Além de facilitar a execução das ações táticas, o planejamento é fundamental para avaliar e aprimorar a sua performance e, consequentemente, aumentar o retorno sobre o investimento.

Imagine realizar uma viagem sem planejar os principais roteiros que pretende visitar, por exemplo. Certamente você perderá tempo e dinheiro ao negligenciar o planejamento antes de decolar. No marketing não seria diferente; é preciso se preparar antes de colocar a mão na massa. Além de otimizar tempo, você aumenta as chances de alcançar resultados expressivos.

Por isso, recomendamos que você documente as suas estratégias cuidadosamente para criar ações que tragam resultados! Mas, afinal, como fazer um plano de marketing bem estruturado? A seguir, vamos te mostrar os principais elementos que não podem faltar no seu planejamento. Acompanhe:

1 - Comece pelo diagnóstico do cenário atual

O diagnóstico da situação atual do seu negócio é imprescindível já que, por meio dele, será possível identificar as ações que não trouxeram resultados positivos, as estratégias bem-sucedidas, entre outros aspectos.

Essa coleta dos dados internos é muito valiosa para dar sequência ao planejamento, ou seja, para entender quais estratégias devem ser abortadas imediatamente e onde estão as melhores oportunidades a serem exploradas.

2 - Defina os objetivos para acertar em como fazer um plano de marketing

Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Então, fique atento e estabeleça os seus objetivos logo no início do planejamento. As metas se dividem em duas categorias.

O objetivo geral é aquele macro. Exemplo: “Aumentar a percepção de valor da persona referente aos produtos e serviços oferecidos” ou “Aumentar as vendas". Já os objetivos específicos se concentram em ações menores para atingir o propósito mais amplo, como: “Elevar o número de visitantes no site ou gerar leads”, entre outras ações.

3 - Aplique o Benchmarking

O Benchmarking é um recurso muito utilizado por diversas empresas dos mais variados segmentos para extrair o melhor da concorrência e identificar os pontos que podem ser aplicados a seu favor.

Estudar os seus concorrentes é importante para avaliar a atuação deles com relação a diversos aspectos (os produtos e serviços oferecidos, o atendimento praticado, as estratégias de marketing) e outros pontos que julgar interessante.

Desse modo, você tem a oportunidade de observar os pontos positivos e negativos das estratégias executadas para retirar insights poderosos e adaptar ao seu negócio.

Para isso, é fundamental identificar os concorrentes de excelência, relacionar os pontos que serão estudados, definir como esses dados serão coletados, analisar as métricas, comparar ao seu negócio e identificar o que pode ser melhorado a fim de implementar rapidamente.

4 - Defina a sua persona

Conhecer o seu público-alvo é relevante, mas identificar a sua persona é essencial. A diferença é que, na definição do seu público, as informações são muito superficiais e voltadas somente aos dados demográficos. Na criação de uma persona, por sua vez, as informações comportamentais são muito valorizadas.

Com base nesse personagem semifictício do seu cliente ideal, fica mais fácil entender quais estratégias serão mais eficientes ao longo do seu plano de marketing.

Além disso, a definição de uma persona permite que você abandone a comunicação em massa para aplicar o marketing one to one (um a um). Dessa forma, certamente as chances de gerar negócios vão aumentar. Ou seja, quanto mais você entender as necessidades da sua persona, mais próximo você estará de transformá-la em um cliente fiel.

5 - Crie as melhores estratégias para o seu planejamento

A construção das estratégias acontece principalmente a partir dos objetivos traçados no início do plano de marketing. Do marketing tradicional ao Inbound Marketing, abuse da sua criatividade e crie estratégias extraordinárias!

Também é importante estabelecer um cronograma para execução dessas táticas. Ele deverá conter informações sobre as tarefas que devem ser realizadas, o responsável por cada ação e prazo estimado para execução.

O cronograma é peça-chave para não se perder em meio a tantas ações do dia a dia, sem falar que ele está em sinergia com os objetivos. Então, cada ação, por menor que seja, estará no caminho ideal para alcançar os resultados esperados traçados anteriormente.

6 - Acompanhe a execução de cada estratégia

Chegou a hora de tirar as suas ideias do papel e colocar a mão na massa. Se certifique de que todas as ações estão sendo feitas conforme orientado no plano de marketing para conseguir medir de forma precisa cada resultado. O planejamento tem um grande papel no sucesso ou fracasso das suas ações, no entanto, é preciso analisar como essas estratégias serão realizadas.

Por isso, monitore a execução de cada ação e acompanhe o cronograma para garantir que os prazos sejam cumpridos e as estratégias sejam executadas da melhor forma possível.

7 - Avalie o seu desempenho por meio da mensuração de resultados

Avaliar a sua performance é fundamental se você pretende maximizar os resultados. Defina as métricas mais relevantes para o seu negócio, afinal, nem tudo que pode ser medido serve para você.

A partir daí, analise cuidadosamente os pontos positivos e negativos para aperfeiçoar as suas ações sempre em busca de resultados mais positivos. É fato que, quanto mais rápido você perceber um equívoco nas suas ações, mais tempo você otimizará nessa etapa de aprimoramento. Fique atento!

8 - Atualize o seu plano de marketing sempre que necessário

Periodicamente é interessante revisar e atualizar o seu planejamento com base na mensuração de resultados. Pode ser que uma estratégia que era muito eficiente no último trimestre não seja mais tão efetiva no contexto atual. Por isso, se mantenha conectado para perceber rapidamente possíveis alterações no mercado que vão refletir no seu plano de marketing e altere-o imediatamente!

Lembre-se de que planejar é definir objetivos e os meios para alcançá-los, afinal, sem planejamento qualquer resultado é aceitável e isso pode causar danos irreversíveis. Portanto, invista tempo para planejar as suas ações e garanta resultados fantásticos.

 

Fontes:
Texto: SIGMA SIX COMUNICAÇÃO
(Por Jean Cláudio)
Foto: Internet

 

Comentários (0)

PMP para Todos - Preparatório Gratuito PMP & CAPM

Publicado em 10/12/2015 às 23h29

É com imensa satisfação que anunciamos que o curso

PMP para todos está liberado e já pode ser acessado no

link que você vai encontrar no post PMP para Todos no ar! – 100% Gratuito

 

Comentários (0)

10 sites para encontrar trabalho como Freelancer

Publicado em 01/12/2015 às 19h17

10 sites para encontrar trabalho como Freelancer

10 sites para encontrar trabalho como Freelancer

Um dos maiores problemas enfrentados pelos freelancers ou para quem está passando pela transição de sair de um trabalho fixo e se tornar um profissional autônomo, é a falta de trabalho.

Para que isso não aconteça, existe alguns sites que podem te ajudar a conseguir trabalho freelancer em sua área de atuação. Conheça 10 sites para encontrar trabalho como freelancer (Estágio ou fixo, também).

http://www.universodosnegocios.com/negocios/10-sites-para-encontrar-trabalho-como-freelancer

Comentários (0)

Curso grátis sobre Energias Renováveis

Publicado em 21/09/2015 às 20h06

Curso grátis sobre Energias Renováveis

http://www2.veduca.com.br/play/7339

"O Brasil precisa urgente investir pesado em sustentabilidade e diversificar a matriz energética brasileira, e a combinação de Hidrelétricas já existentes + Eólica + Solar Fotovoltaica + Aquecedor Solar + Biomassa + Energia das correntezas, marés e ondas do mar + Smart grid "rede elétrica inteligente" + Eficiência Energética + Conservação de Energia = Solução para a crise energética do Brasil, ajuda ao meio ambiente, crescimento sustentável e geração de empregos." Emoticon smile

Além de contribuir com o meio ambiente, reduzir o risco de apagão, ajudar as pessoas a reduzir o valor "R$" da conta de luz a ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA, vai ser uma forma de criar várias empresas e empregos no Brasil.. Emoticon smile 

Comentários (0)

Cursos Gratuitos

Publicado em 09/07/2015 às 18h40

Registre-se e aprenda Inglês grátis

 

 

 

Por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) você tem acesso 

a cursos do Senac gratuitamente. São diversas programações online a distância para você ganhar novos conhecimentos e conquistar mais espaço no mercado de trabalho.

O Senac oferece cursos gratuitos, a distância, por meio de seu portal, a todos os interessados que atendam aos critérios exigidos.

Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento das informações disponíveis na guia "Pré-requisitos" de cada curso e certificar-se de que atende a todos os critérios exigidos.

A seleção dos candidatos será realizada considerando os seguintes critérios:

a) seleção por estado; 
b) seleção para o curso oferecido, conforme disponibilidade de vagas;
c) classificação obtida pela ordem de inscrição no curso pelo candidato; e
d) comprovação do atendimento da documentação exigida para a matrícula.

O preenchimento das vagas dos cursos obedecerá, rigorosamente, aos critérios de classificação até completar a quantidade de vagas disponíveis em cada curso.

O candidato deverá preencher os formulários com as informações dos documentos solicitados e dar "aceite" durante a inscrição:

- Ficha de inscrição do PSG;
- Autodeclaração de renda;
- Termo de compromisso; e
- Termo de matrícula (somente para Cursos Livres).

O "aceite" do candidato implicará em responsabilidade direta sobre as informações preenchidas nos documentos.

Quando o candidato preencher e der o "aceite", comprovando o atendimento a todos os documentos exigidos, a matrícula será processada e o candidato avisado da sua efetivação pelo e-mail informado.

O cronograma com as datas de início das inscrições e dos cursos será apresentado na guia "Sobre o Curso" de cada programação.

Escolha seu curso On-Line

Livres
  Ico Bullet Seta Laranja  Informática Básica com Internet e Mídias Sociais - PSG
  Ico Bullet Seta Laranja  Vendedor - PSG
  Ico Bullet Seta Laranja  Camareira em Meios de Hospedagem - PSG
  Ico Bullet Seta Laranja  Garçom - PSG
  Ico Bullet Seta Laranja  Governança em Meios de Hospedagem - PSG
  Ico Bullet Seta Laranja  Operador de Caixa - PSG
  Ico Bullet Seta Laranja  Recepcionista em Meios de Hospedagem - PSG
  Ico Bullet Seta Laranja  Libras Básico - Língua Brasileira de Sinais - PSG
  Ico Bullet Seta Laranja  Língua Portuguesa - PSG
  Ico Bullet Seta Laranja  Maître - PSG
Comentários (0)

Confira exemplos e ideias de novos negócios criativos

Publicado em 08/07/2015 às 20h58

O JN apresentou uma série especial de reportagens sobre uma tendência entre consumidores do mundo todo: a economia compartilhada.

 

Comentários (0)

100 matérias com diversos cursos gratuitos de TI.

Publicado em 26/06/2015 às 14h17

Nosso objetivo é compartilhar e fazer crescer a Informática, e é com orgulho que alcançamos a marca de 100 matérias com diversos cursos gratuitos de TI, acesse aqui: http://goo.gl/VuXiFr

 -CURSOS CAMPEÕES DE ACESSOS:http://goo.gl/VuXiFr

- CURSO DE COBOL 250hrs: http://goo.gl/rNaJ9j

- CURSO DE JAVA 380hrs: http://goo.gl/mHf0dp

- CURSO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: http://goo.gl/VgIIKV

- CURSO DA MICROSOFT DE DESENVOLVIMENTO: http://goo.gl/2j3lLz

- CURSO DE ANÁLISE ESTRUTURADA: http://goo.gl/usPo6C

- CURSO DE REDES DE COMPUTADORES: http://goo.gl/VgtZiy

- CURSO DE LINGUAGEM SQL: http://goo.gl/uQDuSh

- DIVERSOS CURSOS SOMANDO 253hrs: http://goo.gl/LtYORg

Comentários (0)

40 livros gratuitos da área de TI da Escola Superior de Redes

Publicado em 26/06/2015 às 14h08

A Escola Superior de Redes (ESR) é a unidade de serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) voltada à formação de competências em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Sua missão é a disseminação do conhecimento, com o oferecimento de cursos práticos intensivos com carga horária de até 40 horas de duração, voltados ao mercado de trabalho. Quase todos os livros estão apenas para leitura online, só o de formação de suporte técnico pode baixar de graça no momento. Mas são de extrema qualidade. São coletâneas dividas em:  Administração e Projeto de RedesSegurança da InformaçãoGestão da identidadeAdministração de Sistemas LinuxProjetos Especiais Governança de TI Mídias de suporte a colaboração digital.

https://pt.scribd.com/ESR_RNP#

200 vídeo aulas gratuitas para capacitação em suporte técnico pelo professor Ramos

 

Caros amigos, conheçam mais um professor autor de milhares de vídeo aulas gratuitas que pretendemos começar a citar no Portal.

Técnico de Informática realizando manutenção de um computador
Curso Online Técnico de Informática Grátis

constantemente.

E para iniciar, vídeo aulas específicas para suporte técnico em informática. São ao todo 200 vídeos com diversos tópicos importantes para profissionais que estão amadurecendo como Analistas de Suporte e Técnicos de Informática. 

Saiba mais sobre o autor a seguir e comece já a maratona de 200 aulas. Bons estudos!

Sobre o autor 

O professor Ramos é formado em Gerenciamento de Redes pela Universidade Radial e Pós Graduado em Integração de Sistemas pela Universidade São Judas Tadeu é educador e profissional na área de Redes de Computadores, onde é Certificado Microsoft e Furukawa. Na área da Educação, onde atua há 15 anos, atualmente ministra aulas e Coordena Projetos Educacionais no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
O professor mantém este incrível site com milhares de vídeo aulas de TI gratuitas. Sugerimos também que siga o seu canal de vídeo aulas. 

Sobre as vídeo aulas

São nada menos do que 200 vídeo aulas gratuitas para direcionadas ao profissional Técnico de Informática. As aulas abordam desde funções de winrar e Excel a simuladores de redes para estudantes de CCNA*.

Veja o conteúdo de algumas das aulas (apenas exemplos)

Aula 01- Criação de VLAN 

VLAN (Virtual Local Area Network ou Virtual LAN) é uma rede local virtual. O professor ensina na prática como criar uma VLAN. 
Caso deseje conhecer, outras vídeo aulas sobre virtualização estão disponíveis no Portal GSTI: acesse aqui

O professor ensina a utilizar o Packet Tracer CISCO CCNA
Obs.: baixe aqui o Packet Tracer.

Aula 04 - Continuação Packet Tracer
Aprenda como configurar Servidor WEB e DNS. 
 
Como criar uma máquina Virtual com Virtual Box
VirtualBox é um software de virtualização que pertence hoje à Oracle. Existe, inclusive, mais vídeo aulas sobre o software aqui no Portal. Acesse: outras vídeo aulas sobre Virtual Box

Aula 82 - Criptografia
Criptografia é o método de envio de mensagens de tal forma que apenas os destinatários possam compreendê-los.
Veja outra aula sobre criptografia: Introdução à Criptografia (Vídeo Aula pelo MIT). Tem também esta aula sobre como criptografar um pen drive por Professor Jefferson Costa. 
 
Aula 89 - Diagnóstico de problemas em processador com a ferramenta da INTEL IPDT Processor Diagnostic Tool.
Faça o download da ferramenta aqui (não é gratuita). 
 
 
E muito mais...

Material complementar
Para complementar seus estudos, recomendamos a leitura do Ebook a seguir:

Ebook gratuito Formação de Suporte Técnico

Outros cursos gratuitos no Portal GSTI:

 

Cursos online gratuitos disponíveis no Portal: são mais de 4 mil horas de vídeo aulas e cursos grátis

 

 
Redes, sistemas, governança de TI, BPM, segurança da informação, ITIL, suporte técnico, testes de software e muito mais
Cursos de TI Grátis Online
 

Esta página reúne o caminho para todos os cursos gratuitos disponíveis 
no site em formato de vídeo (atualmente, são mais de 4 mil horas de vídeo aulas, sem contar com as vídeo aulas isoladas disponibilizadas em outra lista). 

 

A biblioteca de vídeo aulas e cursos online grátis é resultado de um trabalho de pouco mais de 07 anos, graças a diversos colaboradores e profissionais que mantém a iniciativa de publicar conteúdos de qualidade para livre acesso na web.   Para encontrar o curso desejado, basta clicar nos links (em negrito). 

 

Sobre os certificados
Alguns dos cursos gratuitos a seguir oferecem certificados no momento de conclusão, outros não.  É preciso que você acesse o curso desejado e confira nas informações se existe ou não certificado incluso. 

 

CURSOS GRÁTIS 

 Veja também: 

 

Comentários (0)

ZeroPaper - Gerenciador financeiro empresarial grátis

Publicado em 25/06/2015 às 18h13

Conheça o Zero Paper, um sistema de finanças empresariais intuitivo e simples para o seu negócio! Grátis!

https://zeropaper.com.br

Comentários (0)

left show fwR center b02ns normalcase bsd|left tsN fwB|left show fwR|c05 b01 bsd|||news login b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase b01 tsN c10 bsd|b01 c05 bsd|news login b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c10|b01 normalcase c10 bsd|content-inner||